ÚLTIMAS NOTÍCIAS / JOGOS ESCOLARES

Festa com cerca de 1,5 mil pessoas marca abertura do Jogos Escolares

Terça-feira, 21 de maio de 2013

Visualizada 261 vezes


O espírito olímpico tomou conta do público que estava presente na solenidade de abertura da segunda etapa da fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná, maior competição escolar da América Latina, na noite dessa segunda-feira (20.05), em Siqueira Campos. Mais de 1,5 pessoas acompanharam o desfile das oito delegações, o juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica, ações tradicionais na abertura dos Jeps. O Ginásio de Esportes Raulino Ceccon foi palco para a realização dessa festa que marca o início da competição.

Siqueira Campos, município com mais de dezoito mil habitantes localizado no Norte Pioneiro do Estado, recebe entre 20 e 25 de maio cerca de 900 atletas das categorias “A e B” com idades de 12 a 17 anos.

O objetivo dos jogos é promover a integração sócio desportiva entre os municípios, propiciar o desenvolvimento integral do cidadão paranaense como ser social, autônomo, democrático e participante. A cerimônia reuniu delegações de oito municípios da região: Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Figueira, Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Siqueira Campos.

Estiveram presentes no evento o prefeito Fabiano Lopes Bueno, o diretor municipal de Esportes, Renan Bagatin, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, Lucia dos Santos, a coordenadora de Educação Física do NRE de Ibaiti, Sônia Marques entre outras autoridades.

O diretor de esportes do município sede, Renan Bagatin, agradeceu a participação da população e destacou que Siqueira Campos é sede pela quarta vez a fase regional.

A chefe do NRE de Ibaiti, Lucia dos Santos ressaltou que a festa celebrada pelos atletas na abertura, se deve ao incentivo dos professores e apoio dos familiares. “Hoje comemoramos esta festa, pois existe a integração da escola com a família. Esperamos que os nossos alunos cresçam cada vez mais para destacar nossa região no esporte paranaense”, observou.

Segundo o prefeito Fabiano Lopes Bueno, a competição visa incentivar e fomentar a prática esportiva nas escolas. Bueno enalteceu a participação da comunidade e declarou aberta a fase regional. “Desejo boa sorte à todos os atletas, que o respeito, colaboração e alegria fazem do Jeps um momento especial na vida de todos”.

TOP 2016

Quatro atletas de voleibol são destaques na região e estão inseridos no programa “Talento Olímpico 2016”. Stefany Fernades, Nicolas Costa e Carlos Eduardo Seve, entraram com os pavilhões Nacional, Estadual e do Município de Siqueira Campos, respectivamente.

Beatriz Ozório Garcia, representante do Colégio estadual Segismundo Antunes Neto, de Siqueira Campos, foi escolhida para fazer o juramento do atleta. Vice-campeão da modalidade de xadrez, o atleta Bruno Kikuta, também representante do Colégio Estadual Segismundo Antunes Neto fez o acendimento da pira olímpica.

Encerrando a solenidade, uma apresentação artística protagonizada por alunos da APAE de Siqueira Campos foi aplaudida de pé pelo público.

 

A fase regional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria do Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: William Bilches

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: das 07:30h as 11:30h e das 13h as 17:00h